Derivação do conhecimento pelo livro

ENXERGANDOAFOTOGRAFIA_versão2

A ideia do livro Enxergando a fotografia como um projeto começou com a vontade de tentar criar algo novo. Como sou consultor de TI e também fotógrafo, veio um estalo de fazer um paralelo entre as duas profissões que fazem parte do meu dia a dia. Não sei se necessariamente é algo novo, porém nunca vi nenhuma literatura sobre isso (pelo menos não com essa abordagem).

O que é feito na fotografia de um evento é de fato um projeto. Ele tem início, meio e fim. Já fazemos isso naturalmente (ou deveríamos), porém achei que faltava um pouco mais.

O que seria esse um pouco mais? Escrever, claro. Escrever esse paralelo que eu estava enxergando. Relatar de forma mais detalhada como encarar o trabalho na fotografia como um projeto.

O estudo de gestão de projetos já tem muitos anos e há muito material disponível. Já houve muito estudo e revalidação nas metodologias, e isso foi com o único objetivo de cada vez fazer melhor, revisando o que deu certo e o que não deu certo, podendo assim melhorar sempre. Ora, se já tem todo esse trabalho feito e validado, por que não incorporar um pouco desse mundo no nosso mundo de fotografia?

A fotografia cresceu e cresce a passos largos. O acesso à informação está enorme, fácil e a custos mais baixos. Isso favorece, e muito, o desenvolvimento de um mercado. Hoje temos acesso à informação que quisermos no mundo da fotografia. Claro que uma área ou outra pode ter mais ou menos material, mas para quem quer correr atrás, vai encontrar algo para iniciar, pelo menos.

Atualmente, a fotografia cresceu tanto que os estudos exigidos para o desenvolvimento na profissão já estão além das fronteiras meramente técnicas, absorvendo outras áreas, como o marketing, vendas, administração, etc. Apenas fotografar bem já não é mais o suficiente.

Esse livro aborda ou cita (muito ou pouco) todas essas áreas, além da fronteira técnica da fotografia, até porque, se eu fosse dedicar tempo para tudo o que é necessário estudar, precisaria escrever três volumes do livro e, com certeza, entraria em áreas que não tenho o conhecimento necessário para tanto.

Muito do que é citado ou comentado vem de ideias e pesquisas que eu fiz pegando dicas, por exemplo, de empreendedorismo. Essas dicas não estão necessariamente explícitas no livro, mas isso tem um propósito. Acredito que isso deixe a mente de quem leu mais aguçada e interessada em correr atrás da informação. Dessa maneira, tenho certeza de que cada um encontrará o seu caminho. Muitos, inclusive, ao verem ou lerem a mesma dica que eu li podem até se identificar.

Uma das grandes motivações que me levaram a escrever o livro (e complementá-lo com o blog) foi mostrar uma metodologia fácil e rápida de ser implantada. Toda metodologia de projetos pode ser implementada no momento seguinte ao término da leitura do livro. Não exige fazer nenhum curso de muitos dias e não pretende ser algo muito difícil de ser feito. Está acessível a pessoas que tenham facilidade ou não para gestão, e o custo é praticamente zero. Gestão, aliás, é um tema muito abordado atualmente e é importante mesmo, pois o nível de desorganização das empresas tem sido muito alto. Claro que só implementar essa metodologia não resolve todos os problemas, pois existem muitos estudos complementares que precisam ser feitos, mas acredito que isso dará uma direção a ser seguida.

Esse blog tem também como objetivo expor algumas dessas ideias que estão implícitas no livro e trazê-las mais à tona, abrindo espaço para debate e análises mais pontuais com temas mais específicos.

No blog, teremos citações que visam agregar algo na vida dos fotógrafos, inclusive citando outros fotógrafos. Existe muita gente boa no mercado escrevendo artigos e dando cursos bem legais, não apenas sobre fotografia, mas também sobre gestão, cálculo de preços, carreira, marketing, entre outros, que podem ajudar muitos profissionais e o mercado como um todo.

Para finalizar, o livro tem também como objetivo ser um ponto de partida para a derivação do conhecimento adquirido, em que, a partir dessa derivação, grandes e maravilhosos caminhos serão encontrados para quem quiser seguir, ou seja, estudar, estudar e estudar (ah, vamos colocar em prática os estudos, né?).

O livro está a venda na Amazon e no Clube de autores:

http://www.amazon.com.br/gp/product/B014251YYY?*Version*=1&*entries*=0

https://www.clubedeautores.com.br/book/192667–Enxergando_a_fotografia_como_um_projeto

 

 

Anúncios